24.8.05

BOLO DE CEREJAS


Tomem-se 250g. de açúcar, 125g. de amendoas cruas bem pisadas, 6 gemas de ovos, 100g. de farinha e 500g. de cerejas sem caroço. Misture-se tudo, forme uma massa, ponha em forma untada com manteiga e leve-se ao forno a cozer em fogo brando.

PASTEL DE PÃO


Desfaça-se um pouco de açúcar em três gemas de ovos, juntem-se-lhe as claras dos mesmos batidas em ponto de neve e misture-se tudo em miolo de pão partido em pedacinhos pequenos. Juntem-se, a gosto, bagos de uvas, cerejas, ginjas ou morangos, deite-se em forma untada de manteiga, leve-se ao forno a cozer em fogo brando. Sirva-se a seco ou com molho de romã.

VAGENS GUISADAS COM PÃO TORRADO (jantar)


Num refogado de azeite, cebola, pimenta e alguns tomates, deitam-se as vagens partidas aos pedaços, deixando-se estufar, acrescentando com alguma água, para se não queimarem e quando bem apuradas e guisadas, deitam-se sobre palitos de pão torrado e servem-se.

SOPA À FRANCESA (jantar)

Deitam-se em azeite, para estufar, pedacinhos de cenouras, nabos, couve repolho e pedacinhos de cebola, durante meia hora. Em seguida, deita-se tudo isto em água temperada de sal, juntando-lhe pedaços de pão torrado.

FEIJÃO VERDE PANADO (almoço)


Cozem-se vagens em água temperada com sal e quando cozidas, escorre-se a água, embrulham-se em gema de ovo, previamente batida e em seguida passam-se por pão ralado, fritando logo em azeite.

OVOS COM TOMATES (almoço)


Tirem-se a pele e as sementes aos tomates, deitem-se os mesmos em azeite fervente, mexendo-os para não se queimarem. Batem-se os ovos, que se temperam com sal, juntam-se os tomates a ferver, misturando tudo; servem-se em seguida à cozedura dos ovos.

SOPA DE MACARRÃO (jantar)

Ponham-se a cozer cenouras, batatas e nabos, tudo partido aos quartos, temperando a água, com algum sal. Em azeite, faça ferver cebola e quando tudo alourado, junte à sopa, deitando em seguida o macarrão, servindo quando estiver cozido.

SALADA DE BATATA (almoço)


Depois de cozidas as batatas, descascam-se e cortam-se, ainda quentes, em rodas finas. Em água fervente, cozem-se os ovos, que se cortam também às rodelas; tempera-se tudo com uma porção de cebola crua e salsa muito picada, azeite e sumo de limão.


Este Blog!


Este blog pretende dar a conhecer o que se passa no Planeta Azul em termos de vegetarianismo e também ser um ponto de encontro e divulgação desta prática de vida.

Teremos sobretudo muitas, muitas receitas. Dando preferencia a pratos confecionados com produtos que possam ser produzidos na região portuguesa.
Saúde e bom apetite!
A Secção de Ecologia Alimentação e Saúde, da "PLANETA AZUL associação ecológica alternativa".
Grupo de diálogo e activismo vegetariano:
Sede em Lisboa: Rua do Salitre, 139, 2º R