
Dissolve 5 colheres de sopa de farinha maisena e põe de lado.
Corta 1/2 vagem de baunilha ao meio, longitudinalmente e, com uma faca afiada, raspa todo o interior.
Põe 1/2 L. de leite, juntamente com a baunilha, a ferver. Corta em pedacinhos ou rala 50 g de chocolate amargo e derrete-o no leite, mexendo constantemente. Adiciona 2 colheres de sopa de açúcar. Quando levantar fervura, tira o tacho do lume.
Tira a maisena dissolvida antes de a deitares no leite quente. Leva o leite outra vez ao lume, até ferver, sem parar de mexer. Apaga o lume.
Separa a clara da gema de 1 ovo. Deita a gema no preparado anterior.
Bate a clara em castelo firme, juntamente com 1 pitada de sal. Incorpora-a ao pudim com movimentos envolventes de baixo para cima, utilizando o batedor de varas.
Passa por água fria uma forma ou tigela de vidro, enche-a com o pudim e deixa repousar no frigorífico ou num lugar fresco pelo menos durante 3 horas até ficar consistente.
Bate 1,2 dl de creme de leite com 2 colheres de chá de essência de baunilha açucarada com um batedor de varas, com o acessório de batedeira eléctrica ou com a varinha mágica.
No momento de servir, introduz a forma em água quente e vira o pudim. Guarnece-o com o creme batido e 8 bolinhos de amêndoa.