31.1.08

GELATINA DE FRUTOS VERMELHOS E CIDREIRA


Para 4 pessoas
Demolha 3 folhas de gelatina em água fria durante 20 minutos. Mistura 1 copo de sumo de laranja, 2,5 dl de água, 250 g de açúcar, 4 colheres de sopa de sumo de lima. Aquece e antes de ferver junta a gelatina escorrida. Mistura até dissolver. Junta-lhe 50 g de erva cidreira, tapa e deixa em infusão durante 10 minutos. Côa e deita numa taça. Lava 150 g de morangos, tira os pés, e corta-os em dados. Limpa 150 g de amoras e 150 g de framboesas e depara 50 g de groselhas das hastes. Deita os frutos na infusão, mistura e guarda no frigorífico até ter a consistência de clara de ovo. Divide a mistura por pequenas taças e decora com chantilly, ramos de menta e baunilha.

2 comentários:

ema disse...

A gelatina em folhas que conheço é de origem animal.
A que é referida nesta receita é essa (???) ou já há de origem vegetal? Onde?
(a que uso normalmente é a agar-agar em flocos)

PLANETA AZUL a.e.a - Aveiro disse...

Como preparar gelatina vegetal?
Uma forma simples de preparar em casa gelatina vegana é colocar 2 chávenas de água a ferver. Mistura 2 colheres de sopa de agar-agar e ferver em lume brando até que fique bem dissolvida.
Para adoçar basta acrescentar mel, ou outro adoçante natural, e o sabor da fruta que desejares (polpa ou sumo de fruta). Depois deixas solidificar e obténs uma excelente gelatina.
Vende-se agar-agar em lojas de produtos naturais em fios semelhantes a macarrão, em pó ou em barras compridas. A sua cor geralmente é esbranquiçada.