1.2.08

ALIMENTOS VEGETARIANOS


Poderosos para a saúde

Um menu vegetariano é uma maneira poderosa e prazenteira de alcançar boa saúde. O padrão de consumo vegetariano é baseado numa ampla variedade de alimentos que são satisfatórios, deliciosos e saudáveis.

Os vegetarianos evitam a carne, peixe e aves de capoeira. Aqueles que incluem produtos lácteos e ovos nas suas dietas são chamados de ovo-lacto-vegetarianos. Os vegans (vegetarianos puros), não comem carne, peixe, aves de capoeira, ovos ou produtos lácteos. Apesar de haver uma considerável vantagem numa padrão ovo-lacto-vegetariano, as dietas vegans são as mais saudáveis de todas, reduzindo o risco de um extenso raio de preocupações de saúde.



Um coração saudável

Os vegetarianos têm um nível de colesterol muito mais baixo que os comedores de carne, e a doença do coração é invulgar em vegetarianos. As razões não são difíceis de encontrar. As refeições vegetarianas são tipicamente baixas em gordura saturada e geralmente contêm pouco ou nenhum colesterol. Uma vez que o colesterol só se encontra em produtos animais como a carne, lacticínios e ovos, os vegans consomem uma dieta livre de colesterol.

O tipo de proteína numa dieta vegetariana pode ser outra importante vantagem. Muitos estudos dizem que substituir proteína animal com proteína vegetal baixa o nível de colesterol no sangue - mesmo que a quantidade e tipo de gordura na dieta permaneça igual. Esses estudos mostram que uma dieta baixa em calorias, vegetariana, tem uma clara vantagem sobre outras dietas.



Pressão sanguínea mais baixa

Um impressionante número de estudos, datando até inícios dos anos 20, mostram que os vegetarianos têm uma pressão sanguínea mais baixa que os não-vegetarianos. De facto, alguns estudos mostraram que juntar carne a uma dieta vegetariana eleva a pressão sanguínea rápida e significativamente. Os efeitos de uma dieta vegetariana ocorrem juntando os benefícios de reduzir o conteúdo de sódio da dieta. Quando os pacientes com pressão sanguínea elevada começam uma dieta vegetariana, muitos conseguem eliminar a sua necessidade de medicação.



Traduzido de: The Vegetarian Starter Kit por: Pedro Santos

Sem comentários: