1.12.09

Puré De Feijão Com Legumes

Puré De Feijão Com Legumes
250 gramas de mung dahl* ou de ervilha seca partida, ou feijão de soja ou qualquer outro tipo de feijão pequeno (deixe de molho por algumas horas para facilitar o cozimento)
2 litros de água
100 gramas de legumes variados (couve-flor, salsão, tomate, cenoura, repolho, batata, etc.)
2 colheres de sopa de ghi*
2 colheres de chá de cúrcuma
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de gengibre ralado
1 pedaço de canela em pau
2 folhas de louro
2 pimentas forte picadas ou amassadas
1 pitada de assafétida
sal

Ferve a água, o dahl, o louro e a canela numa panela grande. Quando formar espuma, retira-a com uma escumadeira. Junta a cúrcuma e a manteiga (esta impedirá que se forme espuma novamente). Tampa a panela parcialmente, deixando que o vapor escape. Após 40 a 50 minutos de cozimento, o dahl começará a amolecer e formar um puré. Junta, então, os legumes picados e deixa cozinhar até que estejam macios, mexendo de vez em quando.
Aquece o ghi* e doura o cominho, as pimentas amassadas, o gengibre e, por último, a assafétida. Despeja de uma só vez esta massala sobre o dahl*, tomando cuidado com as bolhas que se formam e respingam. Se o dahl parecer muito grosso, junta um pouco mais de água.
Retira as folhas de louro e a canela. Serve bem quente com arroz ou pão. Se desejares uma sopa mais uniforme, tipo creme, bate tudo no liquidificador. Pode-se guarnecer este dahl com cubinhos de panir fritos.
Preparação e cozimento: cerca de 1 hora.
Dahl*: Diversas espécies de ervilhas descascadas e partidas em dois, utilizadas nas preparações dos recheios e das sopas.

Sem comentários: