21.6.10

Paelha De Legumes

Para 4 pessoas
Tira as folhas duras a 4 alcachofras, corta-lhes as pontas e parte-as em quartos. Lava-as em água com limão e coze-as em água com sal até ficarem tenras.

Entretanto, limpa e prepara os restantes legumes. Corta 100 g de cenouras em rodelas e 150 g de feijão-verde tenro em pedaços. Pica finamente 1 dente de alho grande, 1 cebola pequena e 100 g de tomates já pelados e sem sementes. Por último, corta 1 pimento encarnado em tiras finas e 1 courgette em quadradinhas.

Aquece o azeite numa frigideira grande, frita primeiro a cebola picada e junta quase logo a seguir o alho e um pouco de salsa picada. Passados uns minutos, junta o feijão-verde, as cenouras, o pimento e o tomate. Frita um pouco em lume brando.

Deita 300 g de arroz na frigideira, dando-lhe umas voltas para refogar e juntar, em seguida, o dobro do seu volume em caldo de volumes, ou água quente com o cubo de caldo dissolvido, açafrão ou corante e um pouco de sal, se necessário. Juntar 150 g de ervilhas quando tudo estiver a ferver.

Cozer o arroz durante uns 15 minutos, não o deixando secar muito, passando do lume forte inicial para mais brando. Antes de terminar a cozedura, distribuir as alcachofras por cima do arroz.

Tirar do lume, deixar repousar uns minutos e servir.

Sem comentários: